fbpx

Blog

Atendimento ao Cliente

O que é um funil de atendimento ao cliente?

Já pensou em construir um funil de atendimento ao cliente? Certamente você já o faz na área de marketing ou vendas, mas garanto que acompanhar seus clientes, após realizar uma venda, será muito eficaz para o seu negócio.

Medir a satisfação do cliente é vital para um melhor desempenho da sua empresa. É por isso que as empresas que querem ser eficazes também usam um funil de atendimento ao cliente para identificar onde estão perdendo clientes e como atender melhor às necessidades deles em cada estágio para construir relacionamentos de longo prazo.

O que é um funil de atendimento ao cliente?

O funil de atendimento ao cliente ilustra o fluxo pelo qual um cliente passa após a conversão e serve para criar relacionamentos lucrativos de longo prazo em um negócio.

Certamente, é uma ferramenta para maximizar o valor que sua equipe de suporte ou sucesso do cliente traz para os resultados de sua empresa por meio do sucesso, crescimento e retenção do cliente.

LEIA TAMBÉM: Sinais de que você precisa automatizar o atendimento ao cliente

As quatro etapas do funil de atendimento ao cliente:

Construir e otimizar seu funil de atendimento ao cliente começa com a identificação de todos os pontos de contato que você tem com seus clientes em cada estágio do funil.

1.Abordagem

Transformar uma única venda em um sucesso de longo prazo começa com a primeira experiência ou contato com o produto. Você deve ser claro, óbvio e atender às expectativas do cliente.

Nesse estágio, pode haver comunicação individual para educar e nutrir cada novo cliente, por exemplo, por meio de uso de bate-papo on-line, e-mail, telefone ou contato pessoal.

Ou seja, o objetivo aqui é começar a entregar o que você prometeu a cada cliente.

2.Suporte pós-venda

Após o estágio de abordagem, os clientes entram no período de pós-venda, onde estão adaptando seu produto aos seus fluxos de trabalho e estabelecendo processos e melhores práticas.

Durante esse estágio, o papel da equipe de suporte é fornecer os recursos que os clientes precisam para ter sucesso e serem facilmente acessíveis quando os clientes precisarem.

3.Retenção

A etapa de retenção consiste em educar proativamente os clientes sobre as melhores práticas e fornecer suporte em relação a atualizações de produtos e novos lançamentos. 

4.Promoção

Por fim, na fase de promoção, os clientes já amam tanto o seu produto que até podem estar compartilhando com outras pessoas. 

O estágio de promoção tem tudo a ver com conectar os clientes para que eles possam apoiar uns aos outros e compartilhar as melhores práticas em torno do seu produto. Pontos de contato comuns aqui são as redes sociais e depoimentos. 

Em resumo, o funil de atendimento ao cliente não é uma via de mão única. Em outras palavras, os clientes podem passar pelo funil várias vezes à medida que crescem e se adaptam ao seu negócio.

Cada negócio terá diferentes pontos de contato e fluxos. O funil de atendimento ao cliente fornece uma estrutura para entender e otimizar melhor a experiência do cliente após a venda, para que você possa cultivar e reter clientes satisfeitos e fiéis.

Sabia que algumas etapas do funil de atendimento podem ser automatizadas? Temos um time pronto para te ajudar nisso. Clique aqui e saiba mais.