Como marketing de conteúdo pode ajudar atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente não se baseia apenas em responder mensagens e ligações, nem no acompanhamento de e-mails. Nestes tempos de grande crescimento dos meios digitais, podemos implementar várias estratégias que nos ajudam a inverter velhas práticas e inovar os nossos processos. Uma delas é o marketing de conteúdo!
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Imagine otimizar seus processos de resposta e informação usando apenas seu site ou suas redes sociais. Sem dúvida, além de economizar recursos e tempo, você pode criar uma experiência mais agradável para o usuário, que, acredite ou não, está evitando gradativamente a interação humana.
Sem mais delongas, veja algumas dicas básicas de como construir uma estratégia de marketing de conteúdo voltada para o atendimento ao cliente.
Conheça seu público-alvo para saber quais preocupações você deve resolver para eles
É vital, antes de realizar qualquer estratégia de marketing, que você saiba a quem vai se dirigir, quais são seus pontos problemáticos e como você pode ajudá-los. Para facilitar isso e aos poucos você conseguir gerar um guia de interesses, faça um exercício no qual você traça o perfil do seu cliente ideal, ou seja, a sua buyer persona.
Como você pode começar a traçar o perfil do seu cliente ideal? Você pode começar a desenvolver estes pontos simples:
-Dados demográficos: Nome, idade, estado civil, local de residência, idioma.
-Sobre ele: Faça uma breve descrição de sua situação atual.
-Necessidades ou dores: Quais são os problemas que ele está enfrentando atualmente e que você pode ajudá-lo a resolver.
-Interesses: Identifique suas afinidades com determinadas atividades ou mesmo com algumas marcas.
-Hábitos de consumo: Além de definir seu canal de compra preferido, você pode se aprofundar e pensar qual seria sua plataforma preferida: em quais redes sociais seu público-alvo está? Quais blogs eles consultam? Qual a influência das mídias sociais para a tomada de decisão final do consumidor?
Defina o conteúdo
Uma marca ou empresa se destaca por seu bom conteúdo, quando este, além de educar e despertar interesse, ajuda seus usuários, por isso você pode integrar as seguintes ações em sua estratégia de marketing de conteúdo:
-Seção de perguntas frequentes: defina as perguntas mais comuns que podem existir sobre o seu produto.
-Fóruns de perguntas e respostas: a ideia aqui é possibilitar um fórum de discussão onde os usuários tenham liberdade para consultar e tirar dúvidas relacionadas à sua marca.
-Suporte através de redes sociais, é uma excelente opção para evitar longas esperas de seus usuários no telefone.
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