Como fidelização do cliente está conectado ao atendimento ao cliente
Depois de conseguir ter clientes de forma mais ou menos recorrente, surge a grande questão: como fazer com que eles fiquem? Como começar a fidelização do cliente?
A base de qualquer plano de negócios é atrair novos clientes. Colocamos todos os nossos esforços em estratégias para isso, muitas vezes negligenciando os clientes que já conquistamos. Mas, você já pensou como o seu atendimento ao cliente está conectado a isso?
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A fidelização do cliente começa desde o primeiro contacto que temos com ele, e é algo que devemos continuar a fazer ao longo do processo de compra e além dele. O objetivo é garantir que o tempo que dura nosso relacionamento se torne uma experiência tão satisfatória quanto possível.
Custa até cinco vezes mais conseguir um novo cliente do que manter um cliente.
A importância da fidelização do cliente
Isso significa que qualquer cliente satisfeito com nossa marca automaticamente se tornará um cliente fiel? Não!
A fidelização deve ser trabalhada, e muito. Obviamente, um cliente fiel deve primeiro ser um cliente satisfeito, mas fidelizá-lo vai muito além de apenas fornecer um bom produto ou serviço. Isso não é mais suficiente.
Dessa forma, a empresa deve conhecer e zelar pelas necessidades do seu consumidor, um consumidor que espera que:
Expectativas sejam superadas;
Algo diferente e melhor do que você encontraria na concorrência;
Cuidado e atendimento preciso na medida certa, sem se sentir negligenciado ou excessivamente perseguido.
Ou seja, aí está o desafio. Felizmente, temos ferramentas de inteligência artificial que podem te ajudar muito a superar o desafio e entender porque os clientes tomam as decisões que tomam, como identificar suas motivações, suas necessidades, etc.
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