O que é o Marketing Orientado ao Cliente?
De maneira direta, o marketing orientado ao cliente ou marketing centrado no cliente é a estratégia de marketing baseada no conhecimento detalhado do comportamento do cliente para alcançar a satisfação completa de suas necessidades e desejos.
Agora, a ideia não é lançar um produto no mercado sem antes descobrir, analisando o que o consumidor está disposto a comprar. Ou seja, é preciso aplicar a criatividade e focar no desejo, gostos, hábitos e necessidades das pessoas para fabricar um produto ou serviço que lhes agrade e não o contrário.
LEIA TAMBÉM: Como descobrir o que seus clientes querem?
Sua equipe de atendimento precisa estar alinhada com o time de marketing. Essa será a melhor forma para fazer a engrenagem girar sem grandes gargalos. Para isso, é necessário realizar uma análise das necessidades do cliente alvo, tentar generalizar o produto ou serviço onde e quando o cliente precisar, bem como ajustar o preço às expectativas do cliente.
Nesse sentido, existem dois tipos fundamentais de mercado:
O mercado do vendedor:
Este tem como foco a empresa, ou seja, a empresa fabrica um produto com a premissa de obter dele o maior benefício, focando na redução dos custos de fabricação, pois o essencial é vender a todo custo. Seu principal objetivo é aumentar as vendas e atingir o mercado máximo.
O Mercado do comprador:
Este é dirigido ao cliente e à concorrência, que se baseia fundamentalmente na fabricação de um produto ou serviço que vá ao encontro das necessidades do cliente, o que o diferencia do seu concorrente. Oferecendo um produto de qualidade e superior.
Objetivos do marketing orientado ao cliente
– Distinguir os consumidores mais rentáveis daqueles que não são
– Considerar o potencial de rentabilidade futura dos consumidores
– O crescimento é alcançado através da fidelização e desenvolvimento do cliente
– A estrutura da empresa gira em torno do consumidor (influenciando o design do produto e a inovação)
Devemos adaptar nossa estratégia aos diferentes públicos de acordo com sua rentabilidade atual ou futura, focando nossos esforços para que quem compra conosco aumente suas aquisições, mas sem esquecer o restante de nossos clientes.
Esperamos que este conteúdo seja de grande ajuda para você e sua empresa. Nossa intenção é orientá-lo no uso de ferramentas e estratégias que possam alavancar o seu atendimento ao cliente. Clique aqui e converse com nossos especialistas.