Como trabalhar a fidelização em cada fase do ciclo de vida do cliente
Como dissemos antes, a chave para qualquer estratégia de fidelização é focar no consumidor. Além disso, no mundo de hoje tudo gira em torno dele: cada ação que uma empresa realiza deve ser pensada e desenhada com foco nele, em atraí-lo, em convencê-lo e fazê-lo se apaixonar.
Para que ele adquira o tão esperado status de “cliente fiel”, cada uma das fases do ciclo de vida ou jornada do cliente deve ser trabalhada. Pratique a escuta ativa durante todo o processo, para conhecê-lo e entendê-lo. Só então a lealdade surgirá como uma consequência natural.
LEIA TAMBÉM: Por que clientes preferem falar com um chatbot
Vejamos como cada fase do ciclo de vida pode contribuir com seu grão de areia para o processo de fidelização:
Fase do propósito
É hora de arregaçar as mangas e começar a investigar. Quanto mais você se aprofundar em seu contexto e circunstâncias, mais fácil será para você detectar as necessidades do cliente e poder oferecer a ele uma solução que o atraia para sua área.
Fase da Aquisição
Conhecendo detalhadamente seu potencial consumidor, você deve demonstrar que sua proposta de valor responde ao que ele busca. Nessa fase acontece o primeiro contato cliente-empresa, então o que você fala é fundamental para que eles não fujam na primeira oportunidade.
As 3 últimas fases da fidelização de clientes
A fase de conversão é o momento em que o potencial consumidor deixa de ser cliente para se tornar cliente. Uma vez que caiu em suas redes, é hora de redobrar os esforços para não decepcionar suas expectativas e garantir que essa compra não seja um evento isolado.
Já a próxima fase, de retenção, é uma das formas mais eficientes de crescer é reter os clientes que você já possui. A retenção é a etapa anterior à fidelização e requer comunicação e pesquisa contínuas sobre o relacionamento que o cliente mantém com você e seu produto.
A última fase, de fidelização, é a última etapa, e a comprovação de que todos os itens acima foram trabalhados corretamente. Em resumo, o cliente torna-se um consumidor fiel e entra em jogo o fator mais poderoso: o emocional. Ou seja, ele prefere você a qualquer outra opção.
Precisa de ajuda para garantir que seu atendimento ao cliente seja impecável e resulte em uma ótima fidelização? Clique aqui, nós podemos te ajudar.