Atendimento ao cliente e a importância para a sua empresa
Primeiramente, é preciso deixar claro que os avanços tecnológicos melhoraram e personalizaram os canais de comunicação ao cliente, além da agilidade, trouxeram a comunicação direta e clara com o cliente, facilitando assim o atendimento com o cliente.
No mercado, especialistas falam sobre atendimento ao cliente e serviço ao cliente.
E embora pareça que esses 2 conceitos voltados para a satisfação do cliente sejam os mesmos, existem suas diferenças quando o assunto é objetivo.
Dessa forma, cada termo representa uma maneira diferente de trabalhar com os clientes que, quando combinados, podem criar uma experiência única para o cliente, resultando em maior fidelidade e maior valor de vida útil do cliente.
O que é atendimento ao cliente?
Um suporte ao cliente é um tratamento que a empresa cria com o cliente durante uma interação direta. Um formato para criação de vínculo com o comprador, podendo ser atendimento presencial no ponto de venda ou on-line.
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Dessa forma, o atendimento ao cliente é dedicado à solução de problemas que surgem com a operação do produto ou as condições de serviço. Requer que sua equipe forneça suporte técnico eficaz.
O que é o serviço ao cliente?
Um conjunto de ações e estratégias que visam melhorar de forma mais abrangente a experiência do usuário em todas as etapas do ciclo de compra. Sendo assim, uma ferramenta poderosa que permite que a empresa tenha uma posição lucrativa no mercado.
Já o serviço ao cliente tem um espectro muito mais amplo, pois se esforça para descobrir as necessidades futuras ou recorrentes que os clientes terão. Também trabalha o relacionamento com o cliente antes, durante e após a compra para reforçar sua fidelização.
Enfim, uma diferença entre atenção e atendimento ao cliente tem a ver com as sensações que são provocadas e a imagem que o consumidor leva na interação com a empresa.
Importância do atendimento e serviço ao cliente
A importância do atendimento e atendimento ao cliente está na aplicação eficiente de suas estratégias para:
- Aumentar o percentual de retenção de clientes
- Aumentar a porcentagem de aquisição de novos clientes
- Manter a fidelidade do comprador
- Proporcionar uma melhor experiência de atenção e atendimento ao consumidor
- Reduzir significativamente a margem de erro nas operações logísticas
Certamente, com um bom serviço e atendimento ao cliente é possível aumentar o percentual de retenção de clientes, e uma porcentagem de aquisição de novos clientes também.
Nosso time está pronto para te ajudar a entender mais sobre o assunto. Clique aqui e vamos conversar sobre como podemos te ajudar.